Saiba as Tendências do Varejo para 2021

O varejo foi um dos mercados mais afetados pela crise pandêmica causada pelo Novo Coronavírus em 2020, ano que foi marcado por altos e baixos para a classe varejista. Enquanto grandes varejistas como Jeff Bezos, dono da Amazon, viram suas fortunas aumentando cada vez mais, alguns não tiveram a mesma sorte como é o caso de Philip Green, bilionário e dono da enorme varejista estadunidense Topshop, que declarou falência no início do mês de dezembro.

O que resta para o mercado varejista no pós pandemia é se preparar para um novo ano com novas tendências mercadológicas e sociais que com certeza irão influenciar diretamente na forma como o varejo caminhará no ano de 2021.

Como vimos, nem os grandes estão imunes a quedas, e o que separa um exemplo do outro não é somente sorte. Entender o meio em que está inserido, se preocupar principalmente com uma boa experiência do consumidor e conhecer o mercado e suas tendências são os principais aspectos de um varejo de sucesso. Vamos conhecer uma lista com as tendências para o próximo ano?

E-commerce

Juntamente com um novo estilo de vida trazido pelo Covid-19, se estabeleceram também as formas digitais do comércio. Pessoas sem familiaridade com o e-commerce se viram obrigadas a fazerem compras de forma virtual, e com isso, perderam o medo que tinham desse método de comercialização de produtos.

Com mais pessoas utilizando o e-commerce, é de se esperar que 2021 seja ainda mais forte nesse aspecto do varejo. Assim como mais compradores começaram a se acostumar com o comércio virtual, também recomenda-se que os varejistas façam o mesmo e invistam em formas de atrair e atender o cliente, tanto pessoal como virtualmente.

Produtos Saudáveis

Mesmo sendo o ano em que a saúde esteve mais em pauta, a maioria das pessoas por terem ficado mais tempo em casa em 2020 acabaram não cuidando bem da alimentação e isso fará com que corram atrás do tempo perdido nesse ano que está por vir. Com estilo de vida mais saudável e um estilo de compra voltado a adquirir somente o que for necessário, os clientes do varejo de 2021 focarão em alimentações saudáveis e, de preferência, ecologicamente corretas. Investir nesses produtos é uma aposta correta para o varejo.

Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma técnica que tem como objetivo levar o cliente a comprar determinado produto com base nas experiências sensoriais dele. São estimulados o tato, a audição, o olfato, o paladar e a visão do cliente, com experiências como um ambiente limpo e cheiroso, com belas cores, música ambiente e algumas amostras grátis para o cliente provar antes da compra.

Essas técnicas criarão um atmosfera perfeita para a retomada de vendas e fará com que os clientes voltem a se adaptar à lojas físicas após passarem tanto tempo em casa e comprando praticamente tudo de forma virtual.

Realidade Aumentada

Quando se pensa em realidade aumentada logo vem a cabeça uma alta tecnologia distante do acessível, porém não é bem assim. Um exemplo muito comum de realidade aumentada são os códigos QR que já são tão usados pelos comerciantes em junção a apps como o PicPay. Somando-se a chegada do PIX agora neste fim de ano, 2021 promete envolver muita tecnologia a favor do varejo e vale investir nessa tecnologia para se ter um alcance maior de clientes. Tecnologia de realidade aumentada é praticamente usar a tecnologia para atrair e manter gradativamente mais clientes.

Entregas/Delivey

O delivery já vinha tomando força há algum tempo em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Este ano de 2020 foi o ano que o delivery se consolidou de vez como uma das formas de comércio mais importantes para os varejistas. No ano de 2021, essa prática terá ainda mais força pois passou por um processo de aprimoramento, mesmo que forçado, por causa da pandemia. Uma boa dica para os varejistas é investir em entregas rápidas, e fretes grátis sempre que possível.

Conclusão

Os consumidores de 2021 estão mais dispostos a gastarem seu dinheiro com produtos que serão realmente úteis para eles, por isso o foco em alimentos saudáveis. Dentro do estabelecimento deve-se focar em uma experiência de compra confortável e garantir que os produtos cheguem o quanto antes até a casa do cliente. O ano que vem será um ano de muitas mudanças e recomeços, conte com a tecnologia para favorecer o crescimento do seu comércio varejista.

A Ideal Sistemas conta com sistemas perfeitos para o varejo, entre em contato com a gente e agende uma reunião para nos conhecer melhor: