Quais os Benefícios do PIX no Varejo

Neste artigo nós explicamos o que é e como funciona o PIX. Logo, o artigo de hoje tem como objetivo fazer um enfoque maior nos prós e contras do PIX dentro do varejo, tanto para o lojista quanto para o consumidor.

Quais os benefícios do PIX para o lojista?

O PIX trará muitos benefícios para o comerciante que utiliza-lo com preparo e atenção pois será revolucionário em aspectos como rapidez e segurança, por exemplo.

  • Velocidade: PIX terá pagamentos instantâneos, ou seja, o comerciante receberá o valor do que foi vendido somente alguns segundos após a efetuado o pagamento, e o PIX também estará disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • Menos Riscos Operacionais: Um dos principais objetivos do PIX é reduzir cada vez mais o uso do dinheiro em papel. Com isso, o PIX consegue fazer com que sejam reduzidos também os riscos operacionais, isto é, o varejista terá menos problemas com armazenamento e contagem das cédulas.
  • Redução no Custo das Transações: Um grande diferencial do PIX pras transações atuais (TED e DOC) é que ele praticamente não cobra taxa de transações para pessoas físicas. O operador financeiro não cobrará mais a quantia que cobra atualmente em pagamentos digitais a vista (débito). Ainda existirão pequenos custos para instituições financeiras: R$ 0,01 a cada 10 transações.
  • Incentivo ao Usuário: Por ser mais fácil, rápido e barato que as formas atuais de pagamento por cartões e transferências, o PIX incentiva o usuário a depender cada vez mais disso e isso beneficia o comerciante por ser mais fácil ainda de se pagar/receber.

Após entender os benefícios muitos lojistas se interessarão pelo PIX, não fique de fora e descubra agora como implantar esta forma de pagamento em seu varejo.

O que o Lojista Precisa Fazer para Implantar o PIX em seu Comércio?

O lojista terá que contar com terceiros para poder adicionar este método de pagamento em sua loja. Os principais responsáveis por implementar o PIX nos varejos serão os fornecedores dos PDVs. Empresas que estão sempre se atualizando para fornecer as novidades a seus clientes já estão trabalhando para implementar o PIX em seus sistemas de gestão comercial. O Sistema Uniplus fornecido pela Ideal Sistemas é um dos primeiros a ter o PIX integrado em seu PDV, ou seja, varejistas que são clientes da Ideal Sistemas não terão dores de cabeça para adicionar o PIX em seus comércios.

Quais os Benefícios do PIX para o Comprador Final?

Não serão somente os comerciantes a serem beneficiados com esta nova ferramenta do Banco Central. Os consumidores também contarão com alguns benefícios:

  • Versatilidade: A fluidez e instantaneidade dos pagamentos realizados pelo PIX juntamente com o código QR trazem uma enorme versatilidade para os clientes que optarem pagar desta forma.
  • Código QR: Somente mais um forma de pagar com o PIX, porem essa é a mais rápida. O usurário terá que ler com a câmera do seu smartphone o código QR, que no caso do Uniplus se encontrará na tela do PDV, e confirmar o pagamento. Este meio é muito parecido com o PICPAY, porém com uma taxa de resposta mais rápida.
  • Múltiplas Formas de Transferência: o PIX conta com transferências entre duas pessoas; pagamentos de serviços online e presencial; transferências entre empresas e até mesmo transações envolvendo o governo.
  • Custo Zero: Isso mesmo, contrariando os métodos atuais de pagamento como TED e DOC que cobram taxas a cada movimentação, o PIX terá taxas zero para pessoas físicas.

Procure o fornecedor de Sistema de Gestão da sua empresa para esclarecer suas duvidas e começar a implantar o PIX o quanto antes. Caso o seu sistema não ofereça essa ferramenta ou apresenta falha em outros aspectos, conheça o Uniplus e fale com a Ideal Sistemas, será um prazer te atender: