Por que a Automação Comercial é tão Importante para o Varejo?

A Automação Comercial é algo que por vezes assusta o empresário do ramo varejista, principalmente em seu primeiro contato com esse tipo de software. O problema é que nos dias de hoje o comerciante que não se atualiza e utiliza um sistema de automação comercial está perdendo tempo e dinheiro.

Alguns comerciantes chegam a optar por continuar na utilização do antigo método manual. Será que essa pratica tem garantia de segurança e administração total de todos os elementos de um varejo, desde controle de estoque a pagamentos de funcionários?

Atualmente, com todos processos dentro de um estabelecimento comercial, o controle total é impossível sem um gerenciamento virtual com um sistema de automação de qualidade. Durante esse texto serão apresentadas as soluções geradas quando é implementado um sistema de automação no varejo.

Logística

Uma das coisas mais presentes e que demandam mais tempo na vida de um varejista é o controle de estoque, onde uma das principais dificuldades é fazer um balanceamento entre não encher o estoque a ponto de faltar espaço e manter uma boa quantidade de produtos para conseguir suprir os pedidos dos clientes. O tempo perdido nas tarefas relacionadas ao estoque podem ser facilmente supridas por um sistema de automação comercial inteligente.

Controle de Vendas

Com um sistema de automação, a administração das vendas é feita em tempo real, com um controle instantâneo e automatizado registrando, entre outras coisas, quais produtos foram vendidos e os seus respectivos preços.

Maior Segurança

O comercio varejista tem um fluxo continuo de dinheiro em caixa e isso, infelizmente, chama a atenção de funcionários e clientes mal intencionados.

Com um sistema de automação comercial, haverá muito mais dificuldade de pessoas com más intenções fraudarem o momento da venda, devido a automatização e registros que o sistema tem. Outro beneficio oferecido é o controle de caixa quem vem juntos com os relatórios disponíveis ao fim do dia caso o comerciante queira administrar com mais profundidade esse âmbito.

Controle de Receita

O controle de receita, ou controle do faturamento é uma tarefa que para ser executada com sucesso depende de automação. Pois controlar o faturamento de uma empresa depende de várias operações e com um sistema de gestão isso fica muito mais simplificado pois as etapas são separadas de forma melhor organizada do que seriam em simples planilhas ou manuscritas.

A partir desse controle mais elaborado, o comerciante poderá saber com mais facilidade de onde estão vindo os seus lucros e prejuízos, monitorando melhor o fluxo de dinheiro de sua empresa e utilizando esses dados para poder criar estratégias que o vão render um lucro maior.

Coleta de Dados para Estratégias Futuras

Como citado acima, essa retenção de dados que um sistema traz consigo é muito poderosa e pode ser usada de uma forma muito proveitosa na empresa. Pode-se, por exemplo, utilizar esses dados para gerar um balancete mensal e ter controle de quais meses tem um fluxo maior de compra ou de das vendas por funcionário.

Melhora no Atendimento

Seus clientes conseguem ter a percepção de uma boa organização na sua loja, não são só os produtos que garantem muitos clientes. Uma boa organização evita complicações como não saber informar ao certo o preço do produto e demora no processo de pagamento, não se esqueça que estamos na era do imediato e quanto mais rápido e fácil for o processo de compra para o cliente, mais chances tem dele voltar a comprar no seu comercio.

Quem Deve Implantar um Sistema de Gestão?

São muitos motivos para você implantar um sistema de gestão nó seu comercio. Então, se você está preocupado com o crescimento da sua empresa é recomendável que não tenha receio de investir em tecnologia, pois um bom sistema de automação com certeza irá trazer muitos lucros e economias para seu negócio.

Este é um assunto muito denso e que gera muitas dúvidas. Nós da Ideal estamos sempre disponíveis para esclarece-las, fale conosco: