Mercado varejista: saiba quais as demandas e tendências do setor

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O setor de varejo é um dos mais dinâmicos ao redor do mundo, pois é o mais afetado pelas mudanças econômicas, novas demandas e tendências do público geral. E para quem atua no mercado varejista, estar à frente de tais mudanças é o primeiro passo para conseguir elevar o desempenho de sua empresa.

Algumas dessas alterações do mercado podem chegar sem muito aviso, é verdade, mas há vários sinais que você pode usar para prever as mais importantes. Tópicos que estejam em alta nas mídias, demandas recorrentes ao seu negócio, entre outros dados, podem mostrar como você deve se preparar corretamente para os próximos meses de negócios.

Para ajudar você a entender melhor o tema, separamos aqui algumas tendências e demandas do mercado varejista e como pode se preparar adequadamente. Acompanhe.

Vendedor como consultor

Em todo a área de varejo, os profissionais de vendas são cada vez mais exigidos, tanto pelo setor quanto pelos próprios clientes. Não basta que o vendedor tenha a mesma relevância de um balconista. Os consumidores, atualmente, querem um especialista no produto que vende, alguém que conheça suas principais qualidades e possa informá-los sobre os reais benefícios envolvidos.

Nesse ponto, um dos fatores relevantes é a capacitação da equipe de vendas para atuar dessa forma. Quanto mais eles conhecerem sobre a empresa e sobre os produtos que ela vende, mais preparados estarão para argumentar com os clientes. Em muitos casos, esse é o fator que mais influencia o desempenho de vendas em qualquer negócio.

Negócios sustentáveis

“Sustentabilidade” é a palavra de ordem em diversos segmentos hoje em dia, incluindo o mercado varejista. Tanto no sentido do ambientalismo quanto da longevidade do seu modelo de negócio. Investir em produtos e parcerias que promovam preservação ambiental, por exemplo, é um fator de destaque positivo diante do público geral. Já um modelo de negócios estável é sempre bem-vindo para investidores externos.

Para alcançar essa sustentabilidade, o varejo precisa encontrar novas fontes de valor para seu negócio que não sejam tão limitadas. Além, é claro, de minimizar o desperdício de recursos de qualquer tipo, já que isso apenas aumenta os custos sem gerar retorno real. Com o tempo, tais práticas vão melhorar o desempenho do seu negócio e elevar sua capacidade de manter-se no mercado.

O desafio da fidelização

Graças à evolução dos meios de comunicação, cada consumidor tem acesso a mais informação sobre qualquer produto, serviço ou empresa que deseje. Em parte, isso facilita o processo de venda, pois o cliente já chega ao negócio bem informado. Porém, também pode dificultar o trabalho de fidelização e exclusividade, já que o público está sempre comparando novas opções.

Sendo assim, você terá que investir ainda mais para conseguir a exclusividade de qualquer cliente em seu varejo. Especialmente em áreas nas quais a concorrência já é bem alta. Recompensas por fidelidade, além de manter a qualidade dos produtos par a par ou acima dos concorrentes, são pontos fundamentais para alcançar esse objetivo.

Menor fricção

Por muito tempo, o mercado varejista contou com uma longa hierarquia de intermediários entre produto e cliente, desde os vendedores e consultores até os meios de contato com o negócio em si. Isso é o que causa a chamada “fricção”, ou seja, a maior desaceleração da venda com o tempo.

Porém, como você já deve saber, essa distância apenas aumenta o tempo de venda e reduz as chances de fechar negócio com o cliente. Por isso, há cada vez mais ênfase em diminuir essa fricção, colocando o cliente final o mais diretamente possível em contato com a empresa.

Em alguns casos, o contato com o vendedor é cortado, deixando apenas os canais digitais de autoatendimento e chamando os profissionais somente na hora de prestar consultoria.

Maior ênfase no mundo digital

Falando em autoatendimento e canais digitais, essas também são fortes tendências para qualquer negócio no setor de varejo. O autoatendimento por meio da internet, além da maior presença das mídias digitais no dia a dia dos clientes e potencial clientela, torna esses canais muito mais efetivos, tanto na captação do seu público-alvo quanto em sua nutrição.

As redes sociais, obviamente, têm destaque nessas interações, pois são as páginas de maior movimentação em todo o mundo. Mas, para otimizar esse alcance, você deve ter uma página ou site próprios, a fim de redirecionar esse público. Se você souber como investir corretamente em tais canais, a taxa de retorno do seu trabalho será bem mais alta.

Varejo híbrido

Manter um contato constante com seu público — antes, durante e após o processo de venda — é uma parte importante da fidelização de sua clientela. Porém, quando o contato é feito no ponto de vendas, pode ser difícil manter esse relacionamento. Diante disso, surgiu a ideia do varejo híbrido, em que o mundo digital e o real são aproximados.

Além de ter maior ênfase nos meios de comunicação digitais, o mercado varejista está aproximando cada vez mais os pontos de venda virtuais e os reais. Dessa forma, não é tão difícil dar continuidade a um atendimento nem executar as atividades de pós-venda necessárias para fidelizar seu público.

Agora que você conhece algumas das tendências e demandas do mercado varejista, pode se preparar para atendê-las com maior qualidade, boas vendas!!

 

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