Empresário enquadrado no regime Simples Nacional: saiba como uma mudança de Sistema de Automação pode reduzir seus gastos com impostos.

É de saber comum que os impostos são grande parte das despesas das empresas brasileiras. Mas há uma forma de você contador ou gestor que se encaixa no regime tributário Simples Nacional diminuir a quantia a ser paga com essas tributações.

Não é só o ICMS que importa no momento de calcular os impostos a serem pagos pelo seu negócio. A manutenção e administração das taxas PIS/COFINS são de extrema importância para evitar que você pague a mais sem ser sua obrigação como contribuinte. Com um acompanhamento correto e atenção com essas taxas, com certeza haverá uma notável economia.

ITENS DE CLASSIFICAÇÃO MONOFÁSICA:

Empresas como farmácias, perfumarias, cosméticos em geral e casas de peças, por exemplo, tem uma grande grade de produtos disponíveis. A boa notícia é que a maioria deles estão inseridos nos itens de Classificação Monofásica. Mas o que isso significa? Significa que o PIS/COFINS já foi recolhido e pago pela indústria na primeira fase da venda e que nas fases seguintes não haverá mais incidência de PIS/ COFINS na venda.

COMO POSSO EVITAR QUE MINHA EMPRESA PAGUE ESSAS TAXAS NOVAMENTE?

Umas das partes mais importantes nesse processo é a classificação correta dos itens que chegam até sua empresa e que serão vendidos aos seus clientes posteriormente. É necessário que o responsável pelo cadastramento de produtos da sua empresa esteja atento a classificação dos itens e em qual tipo de tarifação os mesmos estão incluídos. Veja a seguir os tipos de categorias para esses itens tendo em mente que o foco é a categoria dos Monofásicos (maioria dentre as demais):

  • Tributados “Normal”;
  • Monofásicos;
  • Substituição Tributária;
  • Alíquota Zero;
  • Isenção;
  • Não Incidência;
  • Suspensão;

DE QUE MANEIRA É COMPOSTA A ALÍQUOTA DO SIMPLES NACIONAL?

Assim funcionam a partilha e a alíquota do Simples Nacional:

ANEXO 22

 

 

Note que a alíquota do simples nacional é composta por várias outras sub alíquotas entre elas as alíquotas do PIS e do COFINS.

Vamos pegar como exemplo uma empresa que pague uma alíquota total de 7,3%. Podemos ver pela tabela que desta alíquota 0,93% se refere ao COFINS e 0,20% se refere ao PIS totalizando um percentual total de 1,13% , assim sobre a receita normal teríamos aplicado uma alíquota de 7,3% e sobre a receita monofásica teríamos uma alíquota de 6,17%.

Vamos pegar como exemplo uma empresa que esteja na faixa de faturamento de até 360 mil e que no mês tenha faturado 30 mil reais e que destes, 20 mil sejam de produtos monofásicos.

Faturamento total ………30.000,00

Monofásicos……………….20.000,00

Outros……………………….10.000,00

Neste caso sobre os 10 mil não monofásicos seria aplicada a alíquota de 7,3% e sobre os 20 mil monofásicos seria aplicada a alíquota de 6,17%.

SABENDO DISSO, QUAIS MEIOS SEGUIR PARA NÃO SER MAIS INDEVIDAMENTE TAXADO?

É dever do responsável pelos cadastramentos identificar as receitas que estão em condição de serem tributadas de forma monofásica e com o auxilio de um bom sistema de gestão fiscal, como o Uniplus em suas diversas versões, fazer a correta classificação no cadastro de itens de venda para uma posterior apuração.

Quando a empresa faz o correto gerenciamento do cadastro de itens desde a entrada do mesmo, consequentemente será mais fácil obter relatórios gerenciais que indiquem os montantes exatos a serem segregados em relação a apuração do PIS e COFINS. Entretanto, além de verificar se o produto veio do fornecedor com a classificação correta, a manutenção dos cadastros atualizados é fundamental para prevenir a defasagem dessas informações, em razão das constantes modificações na legislação nacional.

O SISTEMA DE AUTOMAÇÃO FORNECIDO PELA IDEAL PODE ME AJUDAR A CORTAR IMPOSTOS?

Com certeza! O Sistema Uniplus, diferenciando-se da maioria dos sistemas do mercado, tem como uma de suas muitas funcionalidades a sessão onde você pode realizar a apuração de monofásico e visualizar todas as alíquotas, além de outras informações como aquisições e receitas e conta com um time especializado para te auxiliar em possíveis duvidas.

Ainda tem dúvidas sobre como cortar impostos ou precisa de um bom sistema que te auxilie nesse ponto? Fale com a Ideal: botão-whatsapp-300x100