Como Conferir a Compra de Mercadoria

Conferir a mercadoria nem sempre é um dos principais costumes dos varejistas, seja por considerar desnecessário ou até mesmo perda de tempo e dinheiro, mas não é bem assim. A conferencia de mercadoria angaria muitos benefícios para o comerciante varejista e evita estresses e problemas futuros.

Este recurso, quando aplicado corretamente, faz o processo contrário do imaginado. Garante controle de estoque, contem o desperdício e assegura que o varejista não perca tempo futuramente com conferências fora de hora. Para realização correta da conferência são necessários alguns cuidados que serão salientados ao decorrer deste artigo.

 

Treinamento de Funcionários:

Ter funcionários treinados em todas os departamentos é algo de extrema importância pra qualquer empresa. Quando o assunto é conferencia de mercadorias não há diferença. prepare seus funcionários para que possam realizar está tarefa de uma forma proveitosa e com um bom rendimento de tempo. Caso se faça necessário, organize eventos como palestras e mini cursos para preparação e fortalecimento de sua equipe. 

 

Recebimento do Produto

Uma das tarefas mais importantes na realização da conferencia é no momento em que seu produto chega. Caso essa parte do processo não seja concluída com êxito, todas as partes seguintes serão prejudicadas por erros anteriores. O recomendado é que você agende horários para entrega e faça com que esses horários sejam respeitados pelos seus fornecedores.

Não se esqueça que desde essa etapa você já pode contar com um sistema de gestão. Dependendo do sistema, poderá aceitar as notas ou desconhecer as que não tiverem vínculo com sua empresa diretamente no software, como é o caso do Uniplus

 

Avaliação Qualitativa e Quantitativa:

Após os produtos chegarem existem outras etapas importantes: avaliar se a qualidade e a quantidade dos produtos é a mesma que foi requerida no momento da realização do pedido de entrega. Um ambiente com boa iluminação e organização é o ideal para que não haja erros nesse processo. Verifique se a quantidade de produtos em cada lote é a mesma e se todos os lotes solicitados estão realmente a sua disposição. 

Depois de concluir a etapa quantitativa comece a avaliar a qualidade dos produtos recebidos. Retire os produtos das caixas e retire alguns de cada lote de forma aleatória para concluir se todos estão coincidindo entre eles e com o seu pedido. Verifique também a validade; a condição das embalagens ou do produto em si e se o produto está em perfeitas condições e bem apresentável. Separe os produtos amassados, rasgados, com lacres violados e notavelmente mais leve ou mais pesados que os demais para evitar que sejam vendidos produtos estragados a seus clientes.

 

Armazenamento dos Produtos:

Posteriormente a avaliação dos produtos é chegado o momento de armazena-los. É no instante da armazenagem dos produtos que os mesmos deverão ser devidamente etiquetados com as informações necessárias para seus clientes. Você pode agilizar as tarefas utilizando a tecnologia, um bom sistema, como o Uniplus, irá te auxiliar de varias formas nesse processo, desde a precificação até a organização de estoque. Neste momento, você utilizará seu sistema para a organização dos seguintes tópicos: 

  • Validade;
  • Quantidade;
  • Lotes;
  • Fabricante.

Em praticamente todas as etapas, desde a emissão do pedido, conferência e armazenamento, o uso de um sistema fiscal e de gestão é muito importante para poupar tempo, ter mais organização, controle de estoque e evitar gastos. Conte com a Ideal Sistemas para auxiliar seu comercio nessa em em outras etapas. 

Está buscando implementar um Sistema na sua empresa que te auxilie em tudo que precisar? Fale conosco: