Como Reduzir Custos no Varejo

O comércio varejista é um dos tipos de comércio mais importantes do nosso país e está presente no dia a dia de todos brasileiros. Junto com essa grande importância também existem grandes responsabilidades e tarefas a serem exercidas, muitas delas tem papéis de destaque a ponto de influenciar diretamente no faturamento mensal de um varejo. Uma dessas tarefas é a manutenção dos custos de uma empresa, assunto ao qual esse artigo será dedicado.

Dado o momento de crise global que estamos passando, é comum redução de carga horarias, férias coletivas forçadas, demissão de funcionário e nos piores casos o fechamento da empresa. Tudo isso se deve a tentativa de cortar gastos para manter um negocio em meio a crise. Quando isso não funciona, o infeliz destino é a ultima situação citada anteriormente. Abaixo encontraremos algumas dicas para evitar que isso aconteça com o seu comércio:

Identifique Onde Poderão ser Cortados Gastos

Uma das primeiras estratégias a se tomar é a analise de onde poderão vir os cortes, pois é dai que surgirão as outras etapas desse processo. Analise desde os produtos que são comprados para uso interno na empresa até mesmo os serviços prestados a mesma.

  • Escritório: Fique atento as tarefas desse departamento e opte por automatizar as tarefas repetitivas, fazendo assim com que seu pessoal tenha mais tempo para as tarefas que realmente precisam de mão de obra humana;
  • Conta de Luz: Outra questão que se deve ter muita atenção são com as contas mensais da empresa, focando principalmente nas contas de energia elétrica pois eletricidade é um dos recursos mais consumidos dentro de um varejo.

Automatize Tarefas Recorrentes

Caso você ainda esteja investindo em mão de obra manual para tarefas que são facilmente automatizadas como o controle financeiro, com certeza sua empresa está perdendo tempo e dinheiro.

A automação de tarefas como essa são de muita relevância para redução de custos em uma empresa. Pois com a automação os processos que levariam horas, ou alguns que podem até demandar dias para serem feitos, serão feitos em alguns instantes.

Defina Metas

No momento em que metas são definidas a tendência é de que exista uma facilidade maior em se alcançar a redução de custos pois o gestor chegará mais fácil a conclusão de onde se deve investir esforços para cortar gastos. A definição de metas vai explicitar quais os custos que devem ser reduzidos ou cortados, servindo como uma abertura de caminho para a execução do plano de corte de gastos.

Estoque

Tenha atenção redobrada com o estoque pois um volume muito grande e continuo demostra sinais que devem ser respeitados. Faça o possível para manter um numero especifico de produtos no estoque, o suficiente para não haver excedentes e também para não faltar. Os sistemas de gestão comercial, como o Uniplus, são um adianto muito grande e auxiliam muito em todo processo de controle de estoque.

Impostos

Já é de saber comum que o Brasil é um dos países com taxas de imposto mais altas do mundo. E isso afeta desde o grande empresário até o consumidor final. Fique atento as taxações impostas a produtos que você vende, de preferência tire duvidas sobre taxações com seu contador e invista num sistema de gestão que tenha ferramentas e módulos que organizam de forma esclarecedora onde estão sendo cobrados mais impostos sobre os produtos e quanto é cobrado, como o caso do modulo presente no Uniplus.

São muitos os aspectos que um varejista precisa ter atenção para poder reduzir os gastos de sua empresa, não é uma tarefa fácil mas com dedicação e com a ajuda de ferramentas de automação comercial torna-se menos complexa e muito mais rápida.

Ficou com alguma duvida sobre o assunto ou quer conhecer nossos produtos e serviços? Entre em contato com nós da Ideal Sistema e te auxiliaremos.

Nos envie uma mensagem: