Como Gerar Negócios com o WhatsApp

Conforme passa o tempo, o Whatsapp fica cada vez mais aprimorado e com funções adicionais. Essas funções, quando corretamente exploradas, podem render grandes avanços no comércio varejista. O app tem características que permitem aspectos como a fidelização de clientes e até mesmo aviso de cobranças, quando necessário.

A primeira prática a ser executada quando se tem intenção de implementar o Whatsapp na sua empresa é informar a seus clientes que começará a utilizar esta ferramenta de maneira profissional. Disponha desse momento para informar aos seus clientes que o Whatsapp não será usado somente para vendas e sim para outros benefícios como promoções. Assim, seu cliente terá mais interesse em fidelizar-se.

Após informar seus clientes sobre a novidade e definir para que será utilizado o Whatsapp em sua empresa, você deverá começar a organizar os processos necessários para executar com sucesso essa nova ferramenta.

Lembre-se: nunca cadastre clientes que não demostram interesse neste tipo de abordagem. Pois fazendo isso pode-se obter o efeito reverso e talvez seu comércio venha a perder clientes que se sintam incomodados com esse tipo de aproximação.

Organização de Clientes

Caso o seu comércio varejista seja de grande porte, você pode contar com um sistema como o Help360 que está sendo desenvolvido por nós da Ideal e já está em processo de finalização para realizar os processo organizacionais automaticamente para você.

Para comerciantes menores o indicado é a organização de forma mais simplista, seja por não dispor de capital suficiente para contratação de um sistema de Whatsapp ou por talvez não ser necessário dado o numero de clientes mensais desse varejo.

O primeiro passo é anotar e separar os clientes por classes. Exemplos dessas classes são clientes que são pais, clientes de certa faixa etária como jovens, clientes com estilos de vida variados como veganos e qualquer outro seguimento que você possa atender no seu varejo.

Após definidos esses grupos de clientes, o ideal é utiliza-los para divulgar as promoções. Assim, você atinge o público correto com as promoções e não divulga material desnecessário ou desinteressante a outros clientes.

Evite Grupos de Whatsapp

Grupos no Whatsapp, a princípio parecem uma boa ideia para divulgação dos produtos. Porém, a longo prazo podem vir a acontecer problemas de comunicação ou até mesmo brigas entre os membros. Outra situação que pode acontecer são clientes que irão ficar irritados por estarem em vários grupos e acabarem saindo do seu.

Apesar de ser um contato bem próximo com os clientes, o grupo ainda não é o Ideal pois a negociação ou as duvidas que surgirão são mais sérias ou pessoais do que é comum de ser discutido em grupos.

O mais recomendado é o contato direto com o privado do seu cliente, para facilitar o esclarecimento de dúvidas e manter uma aproximação mais firme com um atendimento personalizado.

O único problema seria mandar as promoções cliente por cliente, não é mesmo? Para isso existem as listas de transmissão, que são uma mão na roda no momento de divulgação de promoções.

Lista de Transmissões

Tendo em vista todos os problemas gerados por grupos, as listas de transmissão servem para suprir a necessidade de divulgar para uma grande quantidade de pessoas, sem precisar adiciona-las em grupos.

Funciona assim: você define os clientes que estarão dentro de uma lista de transmissão, envia suas promoções para ela, e as promoções chegarão como uma mensagem privada no numero de cada cliente, assim como as respostas dos mesmos virão de forma privada para você.

É possível que se crie inúmeras listas, então você pode utilizar a separação de clientes, que foi realizada em uma das primeiras etapas desse processo, e definir listas para cada um desses grupos.

Veja abaixo como criar uma lista de transmissão no Whatsapp:

(fonte: techtudo)

Crie Estratégias

Elabore promoções com boas estratégias para atrair seus clientes. Desenvolva promoções com base em gatilhos mentais, como a regra da escassez: “ultimas unidades” ou uma promoção de tempo limitado para que gere um interesse maior e uma necessidade maior de comprar o quanto antes para não perder a oportunidade.

São várias as estratégias que podem ser criadas para venda, parte de cada seguimento saber desenvolver uma a melhor para a área e utiliza-la da melhor forma nas listas de transmissão do Whatsapp.

Adicional

O Sistema Uniplus, que é o sistema fornecido por nós da Ideal, tem integração direta com o Whatsapp e abre caminho para um aproveitamento ainda melhor deste app como uma ferramenta profissional.

Dúvidas sobre o artigo ou quer conhecer melhor nosso Sistema Uniplus? Entre em contato: