Código EAN: entenda a importância desse código para o varejo.

O Código EAN (european article number) ou código de barras, como é mais conhecido no Brasil, funciona como um documento de indicação do produto, como se fosse um CPF para nós. Assim como os nossos documentos, o código EAN também é único e exclusivo de cada produto.

Pra que serve este código?

Com a leitura desse código específico pode-se extrair diversas informações sobre determinado produto, como: sabor, composição, unidade de medida e a descrição exata do produto.

Outro fator importante do código EAN é a diferenciação de produtos que são praticamente iguais mas tem uma caraterística diferente. Por exemplo; um pacote de batata chips de 200g terá o código EAN diferente do pacote de 180g, mesmo que o sabor, a marca e a composição seja igual. Isso é uma característica que ajuda tanto em questões fiscais quanto em gestão, como na organização do inventário de um supermercado.

Então o código EAN do produto nunca muda?

Errado. O código EAN é sim passível de mudanças e elas são guiadas diretamente pelas mudanças nos produtos. Qualquer mudança que um produto tenha faz com que o código se altere. Mesmo que a mudança em questão não seja diretamente no produto, como por exemplo a cor da embalagem. Até as mínimas mudanças fazem com que o EAN seja alterado para que não haja problemas na comercialização dos produtos.

O Código EAN pode ser reaproveitado?

Não. Exatamente por mudar a cada alteração do produto é que o código não pode ser reaproveitado. Reaproveitar um código EAN atrapalharia principalmente a organização do estoque em um varejo e resultaria também em possíveis erros na análise tributária dos produtos.

Onde o Código EAN é valido?

O EAN é um código que foi criado fora do Brasil e pode ser utilizado internacionalmente. A versatilidade deste código entre os países contribui para fiscalização e permite que as exportações e importações sejam feitas com mais velocidade.

Como posso aproveitar as vantagens do Código EAN?

Um coletor de dados e um sistema que tenha integração com esse coletor, como o Uniplus fornecido pela Ideal Sistemas, é o indicado para se obter todas as informações do código do produto selecionado e poder aproveitar ao máximo as vantagens do EAN.

Conclusão:

Atualmente o varejo não existe sem o código EAN, ele é o grande aliado do varejista quando se fala em organização de estoque, é de grande importância para que se evite erros e falhas de gestão e problemas com emissão de NFe.

Precisa de um sistema que te ajude na gestão fiscal e organizacional do seu varejo? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar sua empresa!