Muitos varejistas se perguntam por que é preciso ter um software de gestão na loja? Neste artigo vamos falar um pouco dos principais motivos que levam o empresário do varejo a implementar esse sistema no seu negócio. Se você ainda está na dúvida, vamos apresentar alguns motivos para ajudá-lo a decidir.
1. Controle e segurança
Por lidar com o público, o varejista precisa implementar ferramentas para controlar a movimentação de produtos em sua loja. Por isso, é fundamental a automação comercial, uma vez que o caixa ou ponto de venda é o local por onde a mercadoria sai e é lá que acontecem erros e fraudes.
Para automatizar a saída de mercadorias são necessários equipamentos, como scanners (leitores de código de barra), balanças, gavetas, bem como o software de PDV para o caixa.
Temos vários exemplos, desde pequenos furtos, até a troca da máquina POS por outras de terceiros. Seja por fraude de clientes, de funcionários ou de indivíduos mal-intencionados, a loja é um espaço muito vulnerável.
Sendo assim, o varejista precisa controlar essa movimentação e a melhor forma de evitar que esses prejuízos aconteçam é por meio de um software de gestão, que integrado ao PDV garantirá a segurança.
2. Redução de Custos
Usando um software de gestão será possível enxergar melhor as despesas de cada departamento de loja e assim implementar ações para reduzi-las, evitando a evolução dessas despesas.
Na área de estoque, por exemplo, que normalmente é a base da operação do varejista, é sempre um desafio manter o controle das movimentações. Com um controle de estoque simples, por meio de um bom sistema de gestão, é possível controlar as perdas de mercadorias e reduzir custos.
Com um software de gestão, os erros decorrentes de processos manuais são reduzidos, uma vez que a sua equipe passa a contar com processos informatizados, evitando uma série de falhas.
3. Aumento de produtividade
Já imaginou um supermercado sem um sistema? Onde todas as vendas são realizadas e registradas no papel, assim como a compra dos diversos fornecedores, definição de preços, cálculo para apuração de impostos sobre as mercadorias, etc?
É impossível, não é mesmo? Mesmo se você for um pequeno varejista, o pensamento também se aplica à sua loja.
Quando você conta com um sistema, uma série de processos são automatizados e integrados, reduzindo retrabalho e aumentando a produtividade da sua equipe.
Por exemplo, ao dar entrada na nota fiscal, ela já alimenta o estoque e já fica registrada para realizar o cálculo de impostos e enviar as obrigações fiscais. Sem sistema, você tem de fazer cada passo separadamente.
4. Melhoria do atendimento ao cliente
Esse é um dos principais motivos para a implantação da automação comercial. Com seu caixa equipado e preparado, seu cliente não fica esperando na fila, tem um atendimento rápido e sem constrangimentos.
Quando o cliente chega à loja, ele deseja ter uma ótima experiência de compra. Por isso, o varejista precisa evitar os atritos que podem prejudicar essa boa experiência do cliente. Cliente satisfeito vai passar muito tempo dentro da sua loja. Entretanto, a insatisfação do cliente se faz presente quando ele precisa ficar muito tempo na fila para pagar sua compra.
Com essa visão, empresas como a Amazon estão realizando grandes investimentos no varejo. Veja esse artigo contando um pouco do futuro do varejo.
Uma boa forma de aumentar a velocidade da operação do caixa é contando com um software de gestão integrado, evitando filas e insatisfação dos seus clientes.
5. Melhorar a tomada de decisões do varejista
Por fim, com informações em um só lugar, é possível gerar relatórios para ajudá-lo na tomada de decisão. Alguns relatórios como: comparativo de vendas, lucratividade por categoria de produtos, relatório de perdas, plano de contas, dependem da utilização de um software de gestão na sua loja.
Usando um software de gestão você terá acesso aos relatórios que ajudarão no momento de realizar o planejamento da sua loja, com informações precisas facilitando e tornando seguro realizar investimentos, evitando que as ações da sua empresa sejam baseadas apenas no “achismo”.
Texto Original Publicado em: infovarejo.com.br