img2 (1)

Projeções positivas para os supermercados em 2018

Olá

A consultoria Tendências, acaba de divulgar as projeções de vendas para o segmento supermercadista e opina sobre o grande momento que o segmento terá de recuperação nesse ano.

O que acontece com o seu negócio?

Se não estiver preparado, irá perder um dos melhores momentos de faturamento dos últimos anos.

Os consultores da Tendência lembram que o consumo vem crescendo desde ano passado e fecho 2017 com alta em torno de 1,5%. A melhora tem se dado de forma gradual, a tendência consultoria acredita que até o final de 2018 o consumo já esteja nos patamares do período pré-crise.

É importante ressaltar os 3 principais fatores econômicos que estão influenciando nesta melhora no desempenho dos supermercados:

  1. Renda
  2. Emprego
  3. Preço

Os economistas da Tendência lembram que em 2017 a inflação foi reduzida de forma significativa caindo de cerca de 8% em 2016 para 3% e 4% em 2017.Se analisarmos apenas os preços dos alimentos ouve ate deflação.

O emprego e outro fator determinante na recuperação do consumo, apesar de termos um reajuste salarial menor em 2018, a geração de emprego deve acelerar durante este ano, estimasse um aumento de 2,4% até o final de 2018.

É natural porem que ainda haja certa desconfiança com relação ao crescimento econômico neste ano, o consumidor ainda tem que lidar com o aumento dos preços dos items controlados pelo governo, estamos em um ano eleitoral com uma eleição que promete ser bastante instável, mas é fato que a crise já está ficando para traz e é hora de pisarmos novamente no acelerador, ainda de forma prudente e claro, mas já podemos ver boas condições no horizonte para um crescimento maior nos próximos anos.